sábado, 16 de julho de 2016

Toca tradicional comerciante de Ilicínea em atividade

    

     Hoje dia 16 de julho é dia do comerciante.Esta data é destinada a homenagear todos os profissionais que trabalham na área do comércio, ou seja na venda de produtos e serviços.Considerado um dos trabalhos mais antigos do mundo, o comércio é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento do pais , conforme  dados do site Calendário no link: http://www.calendarr.com/brasil/dia-do-comerciante/
     Um dos comerciantes mais tradicionais  de Ilicínea, há mais de 60 anos no comércio ,  Sebastião Moscardini (Toca) hoje aos 85 anos  relatou que a atividade lhe despertou atenção ainda na juventude. Antes aos 12 anos começou como alfaiate. Toca nasceu em 20/01/1931 , filho de Luiz Moscardini e Maria Lucarini (descentes de Italiano) , casou-se com Maria Bernadete Moscardini (Detinha) . A esposa sempre foi seu braço direito no comércio.
   Dos tradicionais comerciantes de Ilicínea ainda em atividade temos : Fio Candinho, Zé Cristiani, Lairto Tomaz de Oliveira, Zé Lau, Tavarinho e o Toca. Outro tradicional comerciante de Ilicínea Ganga, porém não está mais em atividade. Perguntado ao Toca sobre outros tradicionais comerciantes eles citou  : Joãozinho Cassiano, Zé Pio, Lazinho Cassiano, Sô Melo, Onofre Guedes, Mozart Vilela, Tide, Chico Domingo, João Elias, Erculino, Graça do Roberto, Binote, Vanderlino Sapateiro, Antônio Candinho, Cassiano Pio,e  Alfredo Pio, José Orlando Mendes, Messias de Oliveira,Antônio Meneses e Maria Meneses, todos citados já falecidos. Outro comerciante que atuou 43 anos no ramo, Milton Alvarenga (falecido) trabalhou maior parte na zona rural, iniciou-se as atividades no Capão Grande, depois Mato Grosso e finalmente em Ilicinea. 
Reportagem: Vitor Eugênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário