segunda-feira, 13 de abril de 2015

Grupo Escoteiro Congonhas 33 de Ilicínea comemora 16 anos

Clique na imagem e veja série de fotos
 GE Congonhas
     Sábado dia 11 de abril de 2015, aconteceu o 1º BIVAQUE de 2015, realizado à Praça Sete de Setembro em comemoração ao 16º aniversário do Grupo Escoteiro Congonhas 33 de Ilicínea. Foi um dia diferente, somente com jogos e brincadeiras voltadas ao escotismo para apresentação a sociedade. Os jogos começaram às 8 horas com hasteamento da bandeira nacional e a bandeira do grupo, orações e avisos, em seguida o chefe Geovane fez uma homenagem ao prefeito Aluísio Borges que foi seu padrinho durante sua caminhada no escotismo. Além de músicas, ainda foram realizados vários jogos com a tropa escoteira envolvendo raciocínio, agilidade e conhecimentos, e às 12 horas foram arreadas as bandeiras e feitas as orações finais.
     O escotismo surgiu com a idéia inicial de Baden Powell em 1907, e chegou ao Brasil em 1910.Em Ilicínea, ouviu-se pela primeira vez falar em Escotismo, em 1956, quando aqui esteve um sargento reformado tentando criar um Grupo Escoteiro, tendo feito varias reuniões no salão paroquial, idéia que não se concretizou.Em 1982, Maria José de Siqueira, então líder do movimento em Boa Esperança aqui esteve com um grupo de lobinhos e escoteiros dando inclusive uma demonstração em frente à igreja matriz. Nesta época a professora Jureceu Borges Moscardini pretendia fundar um grupo em Ilicínea, porém por falta de apoio, não foi possível realizar sua pretensão.
            Quando ocorria o ano de 1998, a Loja Maçônica Aristides Severo de Oliveira, por seus representantes procurou o professor Sebastião Perez Moscardini, dizendo de sua firme vontade de criar um grupo escoteiro em Ilicínea, propondo todo apoio possível, inclusive financeiro. Foi feito um "acordo mutuo" entre Gilson Romeu de Andrade e Sebastião Perez Moscardini; a semente estava lançada... O chefe Anderson Figueiredo, de Boa Esperança, numa tarde de domingo aqui esteve para uma reunião preliminar com os futuros chefes e representantes da Loja Maçônica Aristides Severo de Oliveira. Chefe Anderson foi brilhante em sua exposição, colocou o escotismo no lugar que merece. Todos motivados começaram a procurar a equipe que comandaria os destinos da nova organização.O nome do grupo deveria então ser escolhido. Depois de varias sugestões ficaram dois nomes: Grupo Escoteiro Colina e Grupo Escoteiro Congonhas, vencendo o segundo por prestar uma homenagem à nossa história.
            O curso Preliminar, para preparação de novos chefes escoteiros, teve com sede a Escola Dona Maria Naves (hoje Escola Estadual Dona Maria Nicésia), nos dias 23 e 24 de janeiro de 1999, comandado pelo chefe Wander de Belo Horizonte e sua esposa e por Maria José de Siqueira. Participaram do curso Preliminar por Ilicínea: Dr. Márcio Henrique Rodrigues (a quem devemos a idéia inicial da criação do grupo), Gilson Romeu de Andrade, Ruiter Viana Lemos, Antônio Eustáquio Vilela Naves, João Batista Costa, Jureceu Borges Moscardini, Luiz Carlos Faustino, Sebastião Martins Sobrinho, José Marcelo Sousa, Sebastião Saulo de Andrade, José Eduardo Resende de Faria e Sebastião Perez Moscardini. Após o curso Preliminar, com autorização provisória, organizou-se uma alcatéia de lobinhos (garotos de 7 a 10 anos) com 24 elementos comandados pela Akelá Jureceu e ajudados pelos escotistas: chefe João, chefe Luiz, chefe Ethel, chefe Maria do Carmo e chefe Perez. Formou-se também uma tropa escoteira comandada por: chefe Marcelo, chefe Perez, chefe Martins e chefe Ruiter. A  primeira diretoria ficou assim formada: Presidente: Gilson Romeu de Andrade, Diretores: Dr. Márcio Henrique Rodrigues, José Eduardo e Saulo Andrade. A secretaria e tesouraria ficaram entregues ao João Batista Cosa. O primeiro conselho fiscal era assim constituído: Aluisio Borges de Souza, Marcos Cândido e Claudete Pinheiro.
             As atividades do Grupo Escoteiro Congonhas MG 33, tiveram inicio no dia 10 de abril do ano de 1999, que consideramos marco inicial e aniversário do nosso grupo escoteiro. Os primeiros escoteiros foram os seguintes: Marcelo Vinícius Sousa, André Magalhães, Tiago Oliveira, Neilisson Cristiani, Hugo Andrade, Vinicius Lemos, Denis Pinheiro, Renan Sousa, Bruce Oliveira, Thiago Vitor, Rodrigo Dias, Sandro Menezes, Rodrigo Faria, Reginilson, Mateus Banterli, Bruno Ozeias, Deivison Araujo, Diogo Pinheiro, Gustavo Diniz, Rafael Amaral, Zanone Junior, Gustavo Pereira, Marcelino Silva, Otávio Lemos, Vitor Nival e Rick Cardoso. Já  os primeiros lobinhos foram: Luis Gustavo Sousa Caio César Bernardes, Kamila Cardoso, Carla Viana, Cristieli Candido, Clainner Justino, Dalvane Pinheiro, Diego Nunes Cardoso, Fernanda Viana, José Otavio, Juliana Cardoso, Luciana Amaral Lemos, Leandro Mendes, Leonardo Elmiro de Oliveira, Marina Banterli, Marco Túlio Andrade, Núbia Mendes Vilela, Régis Pinheiro, Wilson Thomaz Junior, Verônica Andrade, Vinícius Pereira Oliveira, Marco Vinícius Andrade e Ana Luzia Vilela de Faria.
            Em 2003, com 4 anos de vida, o Grupo Escoteiro Congonhas já colhia os frutos do trabalho bem feito. No ano de 2002 conseguimos o título de "Grupo Padrão", por sua seriedade e competência, homenagem essa, conseguida apenas por 5 grupos escoteiros até então, dos 85 grupos existentes em nosso estado. No mesmo ano de 2003, apenas 2 grupos conseguiram a tão honrosa homenagem e o Grupo Escoteiro Congonhas, mais uma vez conseguia o título de "Grupo Padrão de Qualidade".No mesmo ano em que Ilicínea completava 50 anos de emancipação política, o nosso grupo escoteiro contava com uma equipe bastante solida. Na alcatéia trabalhavam a Vaneide Cunha Arantes como Akelá, e as chefas Maria Helena Silva Oliveira e Lucília Maria Vieira Vilela. Na tropa escoteira, o Chefe Perez (chefe de tropa), a chefe Jureceu, o chefe Anísio e a chefe Elaine. E na tropa Sênior chefe Paulo Rocha Filho e Chefe Lucilene de Almeida Pinheiro.
            A partir de então o grupo começou a sofrer a perda de integrantes do movimento e membros da chefia, fazendo com o que o grupo começasse entrar em uma pequena crise. A partir do ano de 2007 o grupo passou a contar com a chefa Vaneide Cunha Arantes e a chefe Nidia Prosperi Ferreira, contando com a ajuda de alguns seniores e pioneiros, para auxiliar nos trabalhos, conseguiram não deixar o grupo acabar enquanto tiveram forças. Até que ao final do ano de 2014 sem muito apoio o grupo entrou de férias sem data para retornar em 2015. Foi quando o então ex-escoteiro e agora chefe Geovani Mateus Misseno, procurou o chefe Perez para lhe tirar da aposentadoria como chefe e para que juntos fizessem alguma coisa para que o Grupo Escoteiro Congonhas desse por encerrado suas atividades.
     Foi então que surgiu a idéia de convidar antigos escoteiros, para assumirem a missão de chefes e dar um novo fôlego ao grupo. Sendo assim a convite de chefe Perez e chefe Geovani foi montada uma nova comissão de escotistas chefes para o grupo, tendo como novos integrantes os seguintes ex-escoteiros do grupo: Marcelo Vinícius Sousa, Rafael Amaral, Deivison Araujo e Leandro Mendes, que aceitaram com muita alegria e disposição essa nova missão. Então o Grupo Escoteiro Congonhas MG 33 conta hoje com a seguinte equipe de escotistas chefes: Chefe Geovane Mateus Cassimiro, Chefe Nidia, Chefe Marcelo Vinicius Sousa, Chefe Rafael Amaral, Chefe Deivison Araujo, Chefe Leandro Mendes.
            O Escotismo quer dar a sociedade cidadãos honestos e comprometidos com a verdade, participantes e honrados. O Grupo Escoteiro Congonhas luta para conseguir esses objetivos, procura fazer o "MELHOR POSSÍVEL" para que suas metas sejam alcançadas, mas nem sempre o melhor possível é o ideal, haja vista a nossa limitação, porém e apesar de tudo estamos “SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!"

Pesquisa e coordenação:
Professor Sebastião Perez Moscardini e Marcelo Vinícius Almeida Sousa

Fotos Cedidas por Marcelo Vinícius e GE Congonhas 33 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário