quarta-feira, 25 de março de 2015

Projeto ¨Fazenda da Esperança¨em Ilicínea

Clique na imagem e veja fotos
 Fazenda

     O Bispo de Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho, dia 20 de março de 2015, esteve em Ilicínea, acompanhado do Pároco de Ilicínea Padre Luciano e Vicentinos, bem como do Pe. Anderson e dois monitores da fazenda da Esperança. Eles realizaram a primeira visita à futura instalação da ¨Fazenda da Esperança Monsenhor Francisco Figueiredo¨ e, no final da tarde, Dom Diamantino presidiu a  Celebração Eucarística na Inauguração da área de Lazer da Vila Vicentina de Ilicínea. Na ocasião recebeu do autor um exemplar do livro Congonhas, que retrata fatos históricos de Ilicínea.
     Abaixo entrevista concedida por Dom Diamantino para Agência Congonhas:
Agência - 1 –  Com objetivos de tratar dependentes químicos, a Fazenda da Esperança será implantada pela Diocese?
Dom Diamantino - A Diocese da Campanha recebeu parte da Fazenda que era propriedade de Monsenhor Francisco Figueiredo. Para homenagear sua memória, decidiu-se em transformar essa gleba em espaço para a recuperação de dependentes químicos. Pedimos à instituição “Fazenda da Esperança”, fundada há 30 anos, com sede em Guaratinguetá, SP, que nos ajude a implantar a nossa fazenda. Vamos contar com o apoio das comunidades da Diocese, sobretudo de Ilicínea.  
Agência  -2 - Onde será a casa de tratamentos de dependentes químicos?
Dom Diamantino -Com a anuência da Senhora Sônia (Alcione Pereira da Silva), presidente da Sociedade de São Vicente de Paulo, a “fazenda” será instalada, onde já há certa infra-estrutura: casa, curral, lago, etc. Pois os recuperandos devem ter espaço para morar e trabalhar, podendo chegar à auto-suficiência.
Agência - 3 - Qual a previsão para implantar este centro de tratamentos de dependentes químicos?
Dom Diamantino - Gostaríamos de instalá-la ainda este ano. Antes, porém, precisamos reformar a casa, arrumar móveis e utensílios de trabalho e ajeitar o espaço envolvente. Certamente haverá a colaboração de voluntários.
Agência - 4 -  Faça uma descrição sobre o projeto da Fazenda da Esperança em Ilicínea?
Dom Diamantino - No início, o projeto será simples. Aproveitar-se-á o que já existe. Futuramente vai seguir os moldes das outras fazendas: casas para recuperandos, casa para padrinhos (monitores) e assistentes (religioso e social).
Agência - 5 - Como é feito o trabalho de recuperação dos pacientes?
Dom Diamantino -É baseado no tripé: espiritualidade, convivência e trabalho. Há momentos fortes de oração – onde é possível existir missa diária; os internos tem vida comum e fazem os serviços domésticos; também trabalham no campo e na criação de animais, fazem artesanato ou podem aceitar serviços terceirizados...
Reportagem : Vítor Eugênio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário