segunda-feira, 29 de setembro de 2014

As lendas do Toca Viola em Ilicínea

     Há cerca de três quilômetros do centro de Ilicinea, na estrada que liga os bairros rural Mato Grosso, Furnas, Conquista e Mendonça (mais ou menos 1200 metros a esquerda da BR 265 saída para Boa Esperança), local conhecido como Toca Viola,  algumas lendas  são contadas pelos moradores. Duas lendas são consagradas, a lenda do pote de ouro e a lenda da viola.
    Conta que no matagal, é um local assombrado onde um corpo seco cercava as pessoas quem passavam a pé ou a cavalo durante a madrugada. Certa vez um cavaleiro passava por lá e uma assombração pulou na garupa dele, dando lhe uma surra. O cavalo seguiu a viagem  e o cavaleiro foi encontrado caído na estrada no dia seguinte. Segundo  a lenda na referida mata tinha restos mortais que antigamente eram  jogados pelo coveiro da cidade para desocupar as covas antigas. Entretanto o curioso é que durante a madrugada   um som de viola  vinha da mata e dizem os mortos faziam show no local.
    Um morador me contou a lenda do pote de ouro relatada por ancestrais.  Era Semana Santa e o camarada foi no pasto buscar o cavalo, no caminho encontrou um pote pesado e com um canivete tentou abri-lo, como não conseguiu pegou alguns ramos e encobriu o mesmo até buscar o animal. Na volta o pote não estava mais no local. Chegando ao sítio contou o fato ao patrão e juntos foram a procura, mas  não o encontraram. Naquela noite o camarada teve uma visão de um homem baixo, barbudo, de paletó que apareceu para ele dizendo que era um bandeirante falecido. O bandeirante disse  ainda que naquela região um grupo de bandeirantes sofreu ataque de índios e a maioria foram mortos e no local teria esquecido aquele pote que estava cheio de ouro. O  bandeirante para seguir o seu caminho espiritual  precisava doar aquele tesouro para alguém, sendo o camarada escolhido. Para cumprir o combinado foi determinando hora e local para entrega que seria na madrugada, mas algo sobrenatural ia acontecer no momento e ele não precisava ter medo, o objetivo era entregar o pote de ouro. O camarada não aceitou o desafio e foi embora com a família para outra cidade e até hoje não deu notícias.
     A lenda despertou a cobiça de aventureiros. No local tinha uma série de  pedras empilhadas no formato de uma construção. Os aventureiros escavaram o local com máquinas na crença de que o tesouro estava escondido ali e nada foi encontrado. A lenda do ouro continua um mistério, mas a lenda da viola apresenta uma  versão, nas proximidades da mata tem uma caverna cheia de morcegos e no local corria água. No silêncio da madrugada, o som da água que caia na caverna emitia um eco com som de viola, fato este deu origem ao nome de Toca Viola.
Reportagem : Vítor Eugênio




Nenhum comentário:

Postar um comentário