domingo, 22 de junho de 2014

Terceiro Encontro Conselho Cultura de Paz

        
     Realizado no dia 13 de Junho de 2014 na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida o Terceiro Encontro Municipal do Conselho de Cultura de Paz em Ilicínea-MG. Esta ação garantiu a  programação estabelecida para que permanentemente se mantenham envolvidos e implicados os atores sociais e poder público na busca de respostas criativas e atualizadas diante das demandas elencadas pelas escolas locais e comunidade.
        Neste evento, esteve presente pela EENSA a Diretora Adriana Faria, o Prefeito Municipal Aluisio Borges de Sousa, a Conselheira Tutelar e Pastora Roseli Rocha, pelo Rotary Clube, Silvia Costa e sua filha Sheila Jakeline e a Professora Leonice Alves. Estava prevista a participação das Secretarias com envolvimento e responsabilidade diretos pelo atendimento à criança, adolescente e família, auxiliando na integração dos serviços e o trabalho em rede e fortalecimento das relações, bem como auxiliar na pacificação da comunidade. Pela Secretaria da Assistência Social esteve presente a Sra. Silvana e pela Educação na Gestão das Creches, a Sra. Alba Mendes. Foi justificada pelo Gestor Municipal a ausência dos respectivos representantes, devendo as respostas elaboradas no encontro cientificadas aos demais órgãos.O Encontro mediado por Vicente de Paula Alves, especialista em mediação de conflitos e cultura de paz, residente em São Paulo-SP.
        Definidas as responsabilidades de cada instancia do Conselho, foi feito estudo de casos de situações vivenciadas pela Escola Estadual em que alunos vêm apresentando dificuldades de convivência, participação e permanência no âmbito escolar. Uma vez exposta a demanda, foi discutido o diagnóstico identificado de cada caso, bem como as respostas já executadas pelo Serviço Social através do CRAS e do Conselho Tutelar. Verificado também se a família citada recebeu algum suporte das entidades sociais.
        Neste formato, discutindo situações de exigem respostas colegiada, avaliada a importância da ação conjunta das instancias locais. Identificado como significativa a iniciativa da manutenção de outras formas de diálogo dos serviços locais, como mencionado pela Assistência  Social em parceria com o Serviço de Saúde, já em andamento e região de maior demanda social e comunitária. Imprimida a importância da responsabilização dos familiares na educação e acompanhamento efetivos de seus filhos.
        Proposto o rodízio dos locais de encontro, sendo que o próximo encontro se dará na sede da Secretaria Municipal da Assistência Social na Rua 12 de Outubro e, por conseguinte no Rotary Clube. Cabe a instituição acolhedora à comunicação da data do encontro e registro da ata. Definido também a necessidade de fortalecer a efetivação do Conselho nos bairros e comunidades rurais, capacitando as pessoas afetas a melhoria das relações das pessoas em seus espaços de moradia, incluindo todas as instancias locais, inclusive as denominações religiosas.
        A divulgação do evento responde a importância da comunicação aos conselheiros ausentes e à comunidade local sobre a ampliação da rede social que vem se fortalecendo e nos esforços realizados diante das demandas trazidas pela cidade.
Reportagem: Vicente de Paula Alves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário