quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A Natureza pede socorro

    Clique na imagem e veja fotos 
 Lagoa Seca em Ilicíena
    Em Ilicínea a situação em que se encontra o Parque Aquático da Lagoa Seca em 2013 sinaliza que é preciso acordarmos e tomarmos medidas urgentes para conservar o ponto turístico que atrai tantas pessoas para caminhada. A nascente chegou ao ponto critico, a Primeira Lagoa Secou e a Segunda Lagoa conserva uma quantidade mínima de água. O plantio de árvores nas nascentes da Lagoa Seca projeto dos anos 90 da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida colaborou muito para manter o volume de água nos últimos anos.  O caminho passa pela  necessidade urgente de plantio de mais arvores, zelo pelo patrimônio e até mesmo a construção de barraginhas nas proximidades da Lagoa para evitar o assoreamento da nascente e assim podendo  aumentar o volume da água.  No Parque e dentro das lagoas é possível encontrar lixos como garrafas pet jogadas por usuários prejudicando assim o meio ambiente (conforme fotos de setembro a  20 de novembro 2013 disponíveis no link: https://plus.google.com/photos/115495359417926384704/albums/5946927537284964145?banner=pwa).
Vídeo da Lagoa 

  Por outro lado há quem se preocupa e apresenta projetos que podem dar sustentabilidade ao meio ambiente. Um exemplo em Ilicinea é o projeto de Recuperação dos Mananciais do Ribeirão Jeribá, apresentado no TCC em 22 de setembro de 2013 por alunos do Curso de Meio Ambiente da Universidade Federal de Muzambinho do Pólo de Ilicinea. De acordo com os estudantes do curso, o Ribeirão que abastece 80% do Município apresenta pontos críticos como o desmatamento e assoreamento, fato que poderá levá-lo a desertificação. O Estudante Douglas Nunes afirmou-¨O projeto encontra-se em sua fase de implantação onde tem realizado algumas medidas de conscientização, focando em realizações de palestras nas Associações de Produtores Rurais e reflorestando as principais nascentes¨.
Fotos:https://plus.google.com/photos/115495359417926384704/albums/5926941212461318689?banner=pwa
Clique na imagem e veja fotos imediações do Ribeirão Jeribá

    A preocupação com meio ambiente no mundo tem gerado manifestos, conferências e propostas em busca de soluções. Em 20 de novembro de 2013, teve inicio da Marcha Mundial por Justiça Climática, Sustentabilidade e Contra o Aquecimento Global no Museu da República em Brasília. A Marcha acontece todo ano em pelo menos 100 Países no Mundo com propósito de ajudar a construir o Novo Tratado Mundial de Clima de modo legalmente vinculante e ao mesmo tempo harmonizar nosso modo de vida com o Planeta Terra, conforme dados do Portal SOS Clima Terra no link  http://www.sosclimaterra.org/. Países grandes poluidores são os grandes responsáveis pelo aquecimento global e o Mundo sente os efeitos.
Reportagem de Vítor Eugênio
Fotos do Ribeirão Jeribá cedidas por Douglas Nunes.
Fotos da Lagoa Seca de Vitor Eugênio.
 Links relacionados:




Nenhum comentário:

Postar um comentário