sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Ilicínea sua história e suas ruas

   Clique na foto e conheça  todas as Ruas de Ilicínea 
 Ilicinea sua história e suas Ruas

     Durante o século XVIII, ocasião da conquista e desbravamento da região banhada pelo rio Grande, ocorreram inúmeras lutas entre os integrantes da bandeira de Fernão Dias Paes Leme e os indígenas que povoavam a região. A partir dessas lutas, surgiu uma lenda que falava de um tesouro nas margens do rio Itacy. Essa lenda despertou a cobiça de muitos aventureiros, dentre eles João de Souza Bueno e Constantino de Albuquerque, que se dedicaram à procura do tesouro, mas nada  encontraram. Então aproveitaram as terras desabitadas e formaram  o antigo povoado que deu origem ao atual Município de Ilicinea.
    Em 15 de novembro de 1875, foi criado do distrito de Congonhas, através da Lei Número 2154, assinada em Ouro Preto pelo Barão de Camargos. Em 07 de setembro de 1923, a Lei 843, deu a denominação de Ilicínea ao povoado. Em 12 de dezembro de 1953, pela lei número 1039, Ilicínea se desmembrou de Boa Esperança, tornando-se Município. A origem do nome vem do latim, em alusão ao antigo nome do distrito Congonhas (espécie de planta encontrada na região) adotou-se Ilice do latim e o sufixo inea, formando assim Ilicínea.
    O Município de Ilicinea localiza-se no Sul de Minas, a 338 km de Belo Horizonte, na região do Lago de Furnas. A principal fonte de renda vem do comércio, agricultura e confecções. De acordo como o IBGE, os resultados do Censo 2010, Ilicínea tem uma população de 11488 habitantes, sendo 5856 homens e 5632 mulheres. A população urbana é de 9094 habitantes e a população rural 2394 habitantes, num total de 4583 domicílios particulares. Em fevereiro de 2013, a Agência Congonhas de Notícias de Ilicínea identificou e fotografou todas as Ruas Avenidas e Praças da cidade, totalizando 118 logradouros.
Reportagem de Vítor Eugênio.
Fonte: Casa da Cultura de Ilicínea e Censo do IBGE 2010
Reportagem sobre Pontos Turísticos em Ilicínea no link: http://vitoreugenio23.blogspot.com.br/2010/01/pontos-turisticos-de-ilicinea.html

11 comentários:

  1. Parabens Vitor pela reportagem trabalhando a historia da cidade, indicando o registro das ruas do Município.
    Trabalho sério, organizado e válido como pesquisa histórica.
    Um dia, como sugestão, escreva sobre as comunidades rurais e seus residentes primeiros que ali permanecem ou faleceram.
    Se voce verificar, a Comunidade São Jose da Boa Vista, já esvaziada, colaborou para o desenvolvimento da região, sendo que seus moradores hoje estão espalhados em São paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Taubaté, Belo Horizonte, Alfenas, Varginha e outros municipios e países.
    Abraços.

    vicente de paula alves -são paulo-sp

    ResponderExcluir
  2. O google (street view ) simplesmente passou por Ilicinea, mas nosso amigo Vitor percorreu e registrou praticamente todas as ruas de Ilicínea.
    Foi muito bom matar a saudade, e lembrar dos Ilustres Ilicinenses que hoje dão nome as ruas da nossa cidade.
    Nossa Historia, Nosso maior patrimônio.
    Parabéns pela atitude.

    Cézar
    Varginha-MG

    ResponderExcluir
  3. Certas nomenclaturas das nossa ruas de Ilicínea-MG,foram em homenagem aos nossos fundadores; a rua José Vilela da Costa,em homenagem ao fazendeiro ´´Juca Vilela´´ a rua de cima Ana Moscardini esposa de José Vilela da Costa. A rua debaixo da av José Vilela é a Rua Olinto Vilela Moscardini,olinto foi morto em um baile em ilicinea,era filho de José e Ana. A Rua Onofre da Silva Guedes ,ele foi Padeiro e Juiz de Paz em Ilicínea. A Rua Inelzira Elvira de Carvalho,foi ela uma das primeiras professoras de Ilicínea.Tambem foi umas das primeiras professoras;D.Felicidade Vilela e Maria Clara de Oliveira.A Rua Aristides Severo de Oliveira Filho,em homenagem ao saudoso ´´tide´´foi prefeito em ilicinea,homem culto e inteligente.A Rua Querobino Moscardini,homenagem ao Italiano e ao patriarca da familia Moscardini.A rua Francisco Passos Maia,foi musico, maestro,escreveu varios dobrados, e foi o segundo juiz de paz de ilicinea.Professor de Musica em ilicinea,em tempos primitivos, tinha a famosa alvorada.Abanda de musica começava a tocar 5 horas da madrugada e fazia desfile na cidade.A Rua Eugênio de Magalhães Vilela,fazendeiro potentado foi ele que assinou como testemunha no livro de tombo da paroquia a chegada do monsenhor Francisco. em 27-2-1946.A Rua Augusto Júlio de Faria,fazendeiro e pessoa de real influencia no municipio.Dentre as nomenclaturas de nossa ruas, tão faltando muitas pessoas que foram importantes como por ex
    Deodato Rodrigues de Oliveira
    Aristides Severo de Oliveira ´´bituta´´
    Dr.João Vilela Teixeira
    Rodolfo Bernardes Ferreira
    Monsenhor Francisco Figueiredo
    João Pereira Amaral
    Joaquim Júlio de Faria
    Antônio Luiz de Souza
    José Lucarini
    Virgilio Bertolotti
    João Alvarenga da Costa
    foram muitos os fundadores de ilicinea que merece seu nome para posteridade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E uns dos fundadores: João de Souza Bueno.

      Excluir
  4. Parabens Vitinho...adorei as fotos!!!
    seu blog é um sucesso e eu espero que ele cresça cada vez mais!!!
    parabens!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Vitor, gostaria de te parabenizar pelo blog, vc esta fazendo o que muita gente não teve a coragem de fazer, sou sua fã, vejo tudo que vc posta. Agora seria possível vc falar sobre a Rua Rita de Cássia? me disseram que foi uma mulher muito rica e caridosa, embora seu tumulo esta caindo aos pedaçõs, ela não teve ou não tem ninguém da família aqui? Quem cuidava do túmulo dela é minha mãe quando tinha saúde, mas agora esta debilitada.Adorei saber que Ilicinea tem 118 ruas, estamos crescendo, a nossa querida Ilicinea esta cada vez melhor, por isto vamos fazer dela uma cidade acolhedora para nós e visitantes!!!

    ResponderExcluir
  6. Vitor, parabéns pelas informações que postou sobre a história de Ilicínea e também pelas fotos de todas as ruas. Tudo isto é um presente que oferece a cada um de nós que aí nascemos. Só temos que lhe agradecer e torcer para que tenha também patrocinadores para garantir a continuidade de seu trabalho.Um abraço

    ResponderExcluir
  7. O Túmulo de Rita de Cássia ,realmente precisa ser restaurado. Diem que ela dou 1ºs terrenos para a Paróquia de Ilicínea. Parece que o nome desta senhora na realidade era RITA DE CASTRO.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo belo trabalho , tenho acompanhado o seu blog muitas matérias me traz boas recordações inclusive de ver seu pai na festa do congo, minha mãe a falecida Rita era madrinha dele..........Abraços
    Lourenço ...............Foz do Iguaçu.
    limas@pop.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que trabalho lindo, essa e minha cidade que nunca esqueso moro em Salvador mas não esqueso da minha origem meu povo

    Obrigado por tudo isso
    Claudio Damasceno

    ResponderExcluir
  10. Parabens, Vitor Eugenio,grande cidadao Ilicinense. .n

    ResponderExcluir