segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

João Paulo Sousa, maratonista de ouro de Ilicínea


     
     O maratonista João Paulo de Sousa, nascido em Ilicinea em 07 de agosto de 1985,  é Filho de Benedito Passos de Sousa e Luzia Martins de Sousa é Casado com Daiane de Cássia Nascimento Rosa.  Foi militar no exercito por oito anos e em 2008 fez sua  primeira  corrida, a  1ª Corrida Rústica Cidade Terra do Rei Pele, teve um bom desempenho (3º lugar)  e daí em diante passou enfrentar novos desafios e conseguiu se destacar no cenário mundial do atletismo. Em 2010 participou da Maratona do Rio de janeiro ficou em 9º lugar e conseguiu índice para participar de maratonas na Europa. Em 2011 Na Maratona de Roterdã na Holanda o cabo João Paulo completou a prova em 20º lugar, com 2h20mim, acima do tempo alcançado na Maratona da Grécia 9º colocado geral em outubro de 2010 com tempo de 2h18m30 que deu índice para o atleta participar do 5º jogos Mundiais Militares no Rio de Janeiro em 2011.
      Nas Maratonas da Holanda e da Grécia João Paulo de Sousa  foi o melhor Brasileiro e na Holanda superou atletas de nome dentre eles  Clodoaldo Silva e Frank Caldeira. O site da Confederação Brasileira de Triátlon disponibiliza alguns dados no link: http://www.cbtri.org.br/ver_new.asp?tipo=noticias&id=3593&pos_menu . O maratonista Ilicinense  teve um período difícil em sua trajetória de sucesso, nos V Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro lesionou no km  35, mas completou a prova e por um período ficou cuidando da lesão. Em 2012 retornou a sua Terra Natal passou a trabalhar em mercado no Município. Recuperado da Lesão participou da Maratona Internacional de São Paulo (14º geral, 9º Brasileiro). Entretanto em agosto desde ano foi o vencedor da 24º Maratona de Blumenau e o site Nova Blumenau disponibiliza a cobertura da Maratona no link: http://www.novablumenau.com.br/2012/08/maratona-de-blumenau-e-decidida-no.html. João Paulo atualmente divide as corridas com o trabalho de agricultor, mas tem como objetivo participar da Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016 e sabe que precisa de muito treinamento para alcançar esta meta, entretanto sua determinação e seus índices são animadores quando se trata de maratona que é a sua especialidade.
     Em 2012 além de vencer a 24ª Maratona de Blumenau João Paulo, venceu a Corrida do Centenário de Guaxupé,  a corrida do Bairro São Luis em Campo Belo, Circuito Mineiro Etapa Lavras e  em quatro corridas ficou em 2º lugar (Sapucaí Mirin, Itauna, São Tomé das Letras e Circuito ABC de Campo Belo). Na Maratona Internacional de São Paulo em Julho chegou a 14º colocado, na 78º Prova do Pedestre de São Paulo 5º lugar. Na Corrida de Rua de Varginha em novembro ficou em 3º lugar. Em 2008 foi campeão pela primeira vez na Corrida do Trabalhador de Lambari, daí em diante venceu várias corridas,  no total  além de medalhas conquistou 52 troféus em 1º, 2º e 3º lugar.
 Matéria de Vitor Eugênio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário