sábado, 18 de fevereiro de 2012

Radio Aparecida do Sul agora na web

     Em novembro de 1975, José Bernardes de Andrade(Zé Prexedes) e o sócio Luis Antônio Delfino(Luis do telefone)  colocou no ar das 08: 00 às 18:00 horas a primeira emissora de rádio de Ilicínea, a Rádio Cruzeiro do Sul com  30 wats de potência, mas foi fechada pela Dentel em outubro de 1976, por falta de autorização legal para o funcionamento. Fernando de Ouro e Gilson Andrade eram os locutores. Zé Prexedes não desistiu do projeto e por anos procurou autoridades políticas que fugiram a luta de legalizar uma rádio pra cidade, por se tratar de um projeto caro. Mas em 14 de outubro de 1984 ele apresentou a proposta ao Monsenhor Francisco Figueiredo que aceitou o desafio. No dia seguinte começaram  a luta, os dois foram a Boa Esperança participar da inauguração da Rádio Serra com objetivo de encontrar o engenheiro Antonio Pinto para planejar o projeto da rádio, mas não o encontraram. Em 16 de outubro de 1984  seguiram para Divinópolis Monsenhor Francisco Figueiredo,Zé Prexedes  e Sebastião Candido Alves( Tião Firmino)  a procura do engenheiro que no mesmo dia elaborou e enviou projeto  da rádio Ilicinense  para Brasília, dando  início ao grande sonho .
1ª Equipe de Funcionários

     A Outorga ou concessão  do projeto se deu 01 de outubro de 1987, daí surgiu a Licitação de Concorrência Pública pela rádio com um depósito inicial de 10 mil cruzeiros. Duas emissoras  entraram  na Licitação, a Rádio Difusora com os representantes Braz Vilela de Lima, Edson Moscardini (Shalon)  e Outros e a concorrente  vencedora  Associação Rádio Aparecida do Sul Ltda com os representantes Monsenhor Francisco Figueiredo e José Bernardes de Andrade.  Após vencer a Licitação a Rádio Aparecida do Sul recebeu doações e empréstimos da população, inclusive foi realizada  uma festa  com objetivo de arrecadar fundos para comprar equipamentos para montar a emissora. No início a rádio passou um período  de  receita insuficiente para cobrir todos os débitos  numa época em que o Brasil passava por uma grave crise financeira, mas como fez muito sucesso e era de  grande utilidade pública as pessoas que emprestaram dinheiro para montar  a emissora perdoaram a dívida. Em 25 de julho de 1988, a Rádio Aparecida do Sul  operou em caráter experimental com 250wats de potência. A inauguração se deu em 12 de Agosto de 1988   operando em caráter definitivo , dia em que a Rádio Aparecida do Sul apresentou os  primeiros profissionais do rádio de Ilicínea: a  equipe de locutores; João Monteiro de Sá(Monteiro), Vitor Eugênio de Melo e Agnaldo Cândido da Silva ; a equipe de produção; Susana Andrade, Gilmar Andrade e Maria do Socorro Andrade(Dinda), a secretária Lucinéa Santos e  relações públicas Sebastião Augusto de Almeida(Fão). Como voluntário,   Zé Prexedes  técnico responsável tanto pelo transmissor quanto pelo estúdio,  e a primeira diretoria: Monsenhor Francisco Figueiredo, Renilton  Mendes e Warlei Guedes. Além dos programas religiosos do Monsenhor Francisco Figueiredo, os voluntários Gilson Andrade e Zé Prexedes  apresentavam o programa Roda de Violeiros com show de artistas locais ao vivo aos  Domingos.Outros voluntários que se dedicaram a emissora Jureceu Borges Moscardini (programa de culinária),  Sebastião Perez Moscardini com Ouvindo e Aprendendo e a equipe que apresentou o programa de esportes Warlei Guedes, Reinaldo Mendes e Sebastião Perez.
     Dois anos depois  outra grande conquista a emissora passou a operar com 1000 wats de potência, porém a Associação Rádio Aparecida do Sul Ltda foi extinta surgindo então a Fundação Nossa Senhora Aparecida mantenedora da Radio Aparecida do Sul tendo como fundadores e diretores  Monsenhor Francisco Figueiredo, Gilson Romeu de Andrade, José Cristiani e José Bernardes de Andrade como consta na Ata de Fundação da Instituicão. Em Agosto de 2007 após o falecimento de Monsenhor Francisco presidente da emissora, Gilson Romeu de Andrade assumiu a presidência e se desligou ,  deixando a presidência para  José Bernardes de Andrade.  A atual diretoria da Rádio Aparecida do Sul é composta dos seguintes membros: Jose Bernardes de Andrade, Arnon Moscardini, José Henrique de Oliveira, Jose Cristiani, Antonio Fernandes Resende, Luiz Daniel Vieira, Lourenço Justino Carvalho, Waldir Justino Carvalho e Walley Guedes. Os atuais locutores são:  César Andrade,  Valdir Silva, Wanderlino MIguel, Massarope,e Susana Andrade e Zé Prexedes.
Os primeiros a comunicar na rádioweb

     Zé Prexedes, atual presidente da Rádio Aparecida do Sul  durante  10 anos apresentou   o programa Roda de Violeiros aos Domingos no Salão Paroquial e há 14 anos  apresenta o programa Recanto da Saudade também aos Domingos e  desde a fundação além de locutor ele é técnico responsável tanto pela transmissão quanto pelo estúdio sem remuneração. O locutor Monteiro e o relações pública Fão trabalharam  somente dois  meses na rádio  dando lugar a  Vanderli Faria  que foi locutor e relações públicas de outubro de 1988 a maio de 2006 somando 17 anos e 7 meses de serviços prestados a emissora. A Rádio Aparecida do Sul teve como sede a Praça Padre João Lourenço Leite número 100  funcionando na Torre  anexa a Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. A Igreja Matriz foi interditada para reformas, com isso no dia 06 de Julho de 2010, a sede da emissora foi transferida para rua Tiradentes (ao lado da Igreja Rainha da Paz) funcionando no mesmo prédio da Rádio Rainha da Paz FM.  A Rádio Aparecida do Sul deu um passo enorme para a modernidade passou a transmitir na web ao vivo definitivamente em  fevereiro de 2012 24 horas por dia .A idéia de implantar a radioweb em Ilicinea foi do locutor César Andrade que tem como apoiador  o jornalista Felipe França(administrador do site). O lançamento da Radioweb em Ilicinea aconteceu dia 10 de fevereiro às 23 horas com a participação ao vivo de um dos primeiros locutores da emissora (Vítor Eugênio) , do idealizador do site( César Andrade) , o locutor  Massarope e  Jornalista do Jornal dos Lagos de Alfenas e administrador do site( Felipe França).
Matéria de Vitor Eugênio.








Um comentário:

  1. Parabéns a todos por mais essa conquista. Agora ouço regularmente a Radio pela web, dessa forma além do Facebook, posso ficar por dentro das notícias e do dia a dia da minha terrinha querida. Abraço a todos e mais uma vez parabéns. Rui Ramos.

    ResponderExcluir