sábado, 31 de julho de 2010

Parque Aquático da Lagoa Seca conta agora com Academia ao ar livre



     Em Junho de 2010, foi inaugurada no Parque Aquático da Lagoa Seca em Ilicinea, a Academia ao ar livre com 13 tipos de aparelhos para fazer exercícios diferenciados. Com isso os praticantes de caminhadas e atletas tem o privilegio de contar com esse benefício que é de graça. Diariamente pessoas de diversas idades fazem caminhadas no período da manha, tarde e a noite. Após a inauguração da academia aumentou muito o número de cidadãos que praticam esporte no local. Especialistas recomendam atividades físicas pelos menos 30 minutos por dia para melhorar o equilíbrio e a flexibilidade, prevenir a depressão, construir músculos articulações e ossos saudáveis além de manter o peso ideal. Ser fisicamente ativo também pode fazê-lo ter mais energia, melhorar seu humor e reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas.

     O Parque Aquático da Lagoa Seca, ponto turístico mais atrativo de Ilicínea com duas lagoas maravilhosas localiza-se na nascente do córrego Congonhas, à rua Joaquim Marciano de Carvalho entre as ruas do Comércio e rua Boa Esperança. A primeira lagoa que chamamos de Lagoa Seca, construída há anos é toda arborizada e dá  pra sentir o perfume da Natureza. Esta lagoa à esquerda da rua Joaquim Marciano de Carvalho é chamada de Lagoa Seca porque no período de seca a nascente costuma secar. A Escola Nossa Senhora Aparecida foi a primeira a plantar árvores na nascente, com isso aumentou o volume de água. A segunda lagoa à direita da rua Joaquim Marciano de Carvalho foi concluída em 2008, ganhou um grande presente uma academia ao ar livre.


     O local sempre foi referência de lazer.  Segundo o senhor José Airton de Oliveira, em torno dos anos 1960 quando ainda jovem era comum fazer serenata e ali era o ponto de encontro dos seresteiros. Já na minha infância lembro muito do meu sogro Otávio Alvarenga Costa, já falecido que passava por ali todos os dias com o seu carrinho de boi puxado por carneiros trazendo latas de leite. Lembro ainda do campinho onde nós jogamos futebol, à direita da Lagoa mais nova, e a esquerda da rua Boa Esperança, esquina com a rua Vitor Celestino Ribite (entre a lagoa e a rua Boa Esperança). A bola caia no brejo onde construiu a lagoa maior e era a maior dificuldade para pegá-la de volta. Local onde aconteceram muitos piqueniques no passado, hoje entre as lagoas um dos atrativos é um bar sempre movimentado com o nome de Recanto da Lagoa do senhor Claudiney Montaninhi que promove shows ao vivo e grito de carnaval.
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Lucinea Santos e Valéria Alvarenga.

3 comentários:

  1. que chik....está ficando cada dia melhor, parabens

    ResponderExcluir
  2. Realmente as lagoas são lindas. Fiz um passeio inesquecível, alguns meses atrás, nas lagoas. Espero que se tornem um símbolo de conservação ambiental.

    ResponderExcluir
  3. Ilicínea entrou definitivamente no século XXI,na minha opinião a "culpada" disso é a TV(mais recentemente a Internet),que apesar de mostrar muita coisa ruim,tem esse lado da informação.O povo sabe,em tempo real,o que aconteçe no mundo inteiro.Tudo começa com a energia elétrica,que hoje está inclusive,em toda a zona rural.Aquela imagem do homem do campo,tipo "Jéca Tatú",com dentes estragos,roupa esfarrapada,ficou só na literatura.O povo de cidades do interior,por menores que sejam,está "antenado" com as noticias.Sabe que cuidar da saúde e da aparencia é um direito de todos.Os governantes tambem estão mais atentos a população que cada vez mais querem locais diversificados na sua cidade.Ainda não conheço esse local,mas como estou sempre indo a Ilicínea,logo vou postar a minha avaliação.Sei,de antemão que vou gostar.

    ResponderExcluir