segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pontos turísticos de Ilicinea

     Ilicínea, uma cidade calma no interior de Minas Gerais, conta com vários pontos turísticos e muito potencial a ser explorado, a  serra do Serrote, a cachoeira do Buracão, a serra do Morro de Cela no  Capão Grande, o parque Aquático da Lagoa Seca  na nascente do córrego Congonhas, a cachoeira das Furnas e a cachoeira do Nonô no ribeirão Geribá. Próximo à cachoeira do Nonô foi construída a primeira usina hidroelétrica de Ilicinea, a usina São Luiz (de Antonio Luiz de Sousa) que também foi a primeira a fornecer energia elétrica para cidade.  A cachoeira do Buracão é cheia de cachoeiras fantásticas  e pouco exploradas. Nesta cachoeira existe uma trilha no meio das rochas, esculpida pela natureza, tamanho mais ou menos um metro de largura por 10 metros  de comprimento, algo quase inacreditável. A Cachoeira de Furnas   de acesso mais fácil é muito movimentada.
      A Serra do Serrote tem uma mirante de Nossa Senhora Aparecida, cujo atrativo principal, acontece na noite de quinta-feira para sexta-feira Santa. Na virada da noite, uma procissão de fiéis segue até o alto da serra, os jovens aproveitam  a oportunidade e aguardam o pôr do sol, uma maravilha, vale a pena. Aproximadamente cinco mil pessoas fazem este percurso na Semana Santa. Segundo um alemão praticante de parapente, a serra do Morro de Cela, é um dos lugares mais perfeitos para praticar este esporte. Ele  me  disse quando pousou aqui em Ilicínea próximo ao Centro de Eventos Rodolfo Bernardes Ferreira.
    O ponto turístico mais explorado em nossa cidade é o Parque Aquático da Lagoa Seca que tem duas lagoas. A lagoa maior, concluída no fim do ano 2008, é ponto de encontro das pessoas que caminham todas as manhãs, a tarde e a noite. Nadar na lagoa é proibido, mas alguns adolescentes desafiam e costumam  nadar em dias mais quentes. O local é fundo e  perigoso. A  lagoa   fez a primeira vítima em outubro de 2009, quando um  cavalo do Zé Melado morreu afogado. Um aventureiro  amigo do filho do proprietário do animal, tentou atravessar com a cavalo nadando, e aconteceu o pior.
    Quando eu era jovem nenhum destes locais citados eram explorados e nos  gostávamos de ir lá no Totó nadar. Um dia, fomos lá fazer uma galinhada com coqueiro. Éramos seis, eu Vítor Eugênio, o Pedro Faustino, o Tista, o Chapa, o Rogério Inácio e o Piupiu. O Pedro Faustino encontrou uma pedra semelhante ao coqueiro e jogou  ela no meio da galinhada. Sabe o que aconteceu? O  feitiço virou contra o feiticeiro, a pedra foi parar no prato dele, coisa do destino, ainda bem que ele percebeu.
Reportagem : Vítor Eugênio.
                        Galinhada no Ribeirão Geribá nos Coxos próximo ao Toto



2 comentários:

  1. Tenho visto vídeos dessas cachoeiras que voce citou,pessoalmente não conheço nenhuma,mas em breve vou corrigir essa falha.Quanto ao Morro da Cela: só recentemente fiquei sabendo que o povo dava esse nome pra um lugar que pra mim sempre foi: Serra da Urtiga.Mas independente do nome,o lugar é de tirar o fôlego.A idéia de tornar o local uma rampa de parapente foi genial.Ainda não acompanhei nenhum salto,mas na minha página no Orkut postei uma foto que minha prima Lucinéa tirou e eu copiei.é uma foto belíssima.Mas saltar eu não teria coragem,sou daquelas pessoas que acham que voar é com os pássaros.Sentar lá no topo da serra e apreciar a paisagem já é uma bênçao.

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM ÔNIBUS QUE FAÇA A LINHA RIO DE JANEIRO X ILICÍNEA. GRATO.

    ResponderExcluir